Madrugada mais fria de outubro da década: Saquarema registra 13,4°C; confira a previsão para os próximos dias

O cenário reforça a transição típica da primavera, em que madrugadas ainda frias contrastam com tardes de sol e temperaturas mais agradáveis.
Foto: Alex P de Pexels

A madrugada desta segunda-feira (21) foi de frio histórico em Saquarema, que registrou 13,4°C, a menor temperatura do mês de outubro na última década, de acordo com a estação meteorológica de Saquarema, localizada no distrito de Sampaio Corrêa. O frio intenso surpreendeu moradores e marcou o amanhecer mais gelado de outubro desta década na Região dos Lagos.

A queda nas temperaturas foi influenciada pela aproximação e passagem de uma frente fria continental que atingiu o estado do Rio de Janeiro no fim de semana (18 e 19/10). O fenômeno, associado ao transporte de umidade e à atuação de ventos de origem polar, derrubou os termômetros e trouxe sensação térmica ainda menor durante a madrugada.

Para esta terça-feira (21), a disponibilidade de umidade na atmosfera ainda influencia o tempo em Saquarema. A previsão indica céu parcialmente nublado durante o dia e com pequena possibilidade de chuva. Os ventos variam entre fracos e moderados, e a temperatura máxima prevista é de 26°C.

Nos próximos dias, o frio deve dar uma leve trégua. As temperaturas mínimas tendem a subir gradualmente, ficando entre 16°C e 18°C, enquanto as máximas variam entre 27°C e 30°C. Entre a quarta-feira (22) e o sábado (25), a atuação de um sistema de alta pressão vai manter o tempo firme, com céu limpo, baixa nebulosidade e sem chuva prevista. Os ventos permanecem fracos a moderados, podendo ficar mais intensos no período da tarde e início da noite.

O cenário reforça a transição típica da primavera, em que madrugadas ainda frias contrastam com tardes de sol e temperaturas mais agradáveis.

VEJA TAMBÉM:

Meio Ambiente